Branding, Identidade e Comunicação

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LOS PALETEROS FATURA MAIS DE R$ 70 MILHÕES EM 2014

A Human foi a responsável pela criação da identidade, definição do posicionamento e da estratégia de uma das marcas que mais cresce no Brasil, que já conta com mais de 700 mil fãs nas mídias sociais.

TRABALHOS EXECUTADOS

  • Naming, Posicionamento e Estratégia de Marca
  • Logotipo
  • Cardápio
  • Impressos institucionais
  • Rótulos
  • Identidade do Ponto de Venda
  • Criação de Personagens
  • Site para Internet
  • Planejamento de Comunicação
  • Produção de Conteúdo e Gestão de Mídias Sociais

 

CENÁRIO
A Los Paleteros é uma empresa com propostas inovadoras, focada na fabricação e venda de alimentos diferenciados.
A base do negócio são as paletas típicas mexicanas, uma espécie de picolé artesanal com 120g (os picolés convencionais pesam, gerlamente, de 50 a 60g), feito artesanalmente à base de frutas e sem nenhum aditivo conservante ou químico. Apenas água (ou leite) e frutas.
De olho no crescimento do mercado de sorvetes no Brasil, numa época em que as pessoas estão cada vez mais conscientes em relação à alimentação, os produtos Los Paleteros apresentam-se como uma excelente alternativa aos picolés industrializados, com tamanho superior e uma combinação irresistível de sabores e recheios nunca vistos no Brasil.

paleta

DESAFIO
Nosso papel era o de assessorar a empresa na criação e posicionamento de um produto totalmente novo, uma marca envolvente, singular, forte, alegre, e que misturasse ingredientes das culturas mexicana e brasileira. Por isso, nosso envolvimento foi total, desde a busca pelo nome, o desenho do logotipo e as expressões visuais da marca, até a identidade do produto, do ponto de venda e da gestão da marca nas mídias sociais.

 

ESTRATÉGIA
Foram semanas de trabalho mergulhados na cultura mexicana, na busca por elementos referenciais que nos ajudassem a estabelecer a linha criativa para o ambiente da marca.

marca los paleteros

Nossa idéia, desde o início, foi a de envolver a marca numa história que misturasse cultura, alegoria, fantasia e espontaneidade. Por isso, Los Paleteros têm nomes, funções e personalidades distintas. São eles: Alejandro, Emiliano e Santiago. Três Paleteros que dominam a arte de fabricar paletas, em funções que se completam em todo o processo: a de selecionar as melhores frutas (Emiliano), de desenvolver os sabores (Alejandro) e a de atender o cliente (Santiago).

criação de personagens

Para a principal expressão visual da marca, optamos por um símbolo que representasse a própria "paleta mexicana": um picolé construído com traços presentes na arte ancestral e popular mexicana. Uma peça com estilo solto e que evoca arte, alegria e descontração.

Em parceria com a Promenade, empresa que assinou o projeto arquitetônico, a Human contribuiu com o trabalho de identidade do ponto de venda que leva o consumidor a "viajar" pelo universo da Los Paleteros, num ambiente colorido, agradável e muito bonito.
Na entrada da loja, uma gigantesca mandala especialmente desenhada por nós com detalhes do logotipo, dá as boas vindas aos clientes. Um painel de 6 metros que combina elementos reais e fantasiosos do passado e do presente, ilustra o processo de produção das paletas de um jeito bastante divertido. O desenho dos personagens e do painel ficaram a cargo do competente Paulo Brabo, um dos mais prestigiados ilustradores brasileiros.

Ponto de Venda Los Paleteros

Além de ter à disposição um cardápio variado de sabores frutados, recheados e cremosos, o cliente experimenta ainda um atendimento à moda mexicana, quase um ritual: o atendente abre a paleta e segura em uma das extremidades da embalagem para retê-la, enquanto o cliente se serve e leva apenas o produto no palito.

 

RECONHECIMENTO
Trata-se de um case de grande sucesso nacional que mereceu destaque em grandes veículos como "Pequenas Empresas e Grandes Negócios" (matéria sobre o bom uso das mídias sociais nos negócios), "Veja", com uma reportagem de 2 páginas na edição de circulação nacional, Revista Exame, Band Cidade, Portal Terra, Estadão, entre outros.
Os sócios Gean Chu e Gilberto Verona foram ainda incluidos entre as 30 pessoas mais influentes do Brasil com menos de 30 anos pela Revista Forbes.

depoimento sobre a marca los paleteros

 

CONHEÇA A LOS PALETEROS
Visite o site
: www.lospaleteros.com.br
Como se tornar um franqueado: www.lospaleteros.com.br/seja-um-franqueado.html
Facebook: http://www.facebook.com.br/lospaleteros

infografico-facebook-lospaleteros


MOOD BOARD
Algumas das imagens que serviram de referência e inspiração para desenvolver o conceito e o projeto de identidade visual da Los Paleteros.

referências criação marca los paleteros

 

EXPRESSÕES VISUAIS DA MARCA E DA IDENTIDADE
Marca, personagens, mandalas, peças da identidade visual, impressos institucionais, site, mídias sociais e ponto de venda.

criação de logotipo los paleteros

design logotipo los paleteros

design tipografia

design guardanapo

criação de logotipo e identidade

design mandala

design mandala

detalhe design mandala

design idetidade de loja mandala

detalhe mandala

criação de personagens

criação de personagens

detalhe personagens

design pdv

design pdv

design ponto de venda los paleteros

painel loja

ilustração identidade visual da loja los paleteros

ilustração identidade visual da loja los paleteros

design embalagem

identidade visual loja

identidade visual uniformes

design folder

design folder

design folder los paleteros

sinalização interna banheiros

criação site los paleteros

 

REDES SOCIAIS
Outra resposta surpreendente foi constatada nas redes sociais. Com um número sempre crescente de fãs, a página da Los Paleteros no Facebook registra uma alta taxa de interatividade, que combina curtidas, comentários e envio de fotos de pessoas com as paletas para publicação.

Os paleteros Alejandro, Emiliano e Santiago também possuem perfis próprios e, com participações pontuais, ajudam a manter e divulgar a essência leve e brincalhona da marca Los Paleteros.

Hoje, com apenas 2 anos, a marca já conta com mais de 500.000 fãs, e tem um volum mensal de interação equivalente a 8 vezes as atividades dos 3 principais concorrentes juntos!

A média de interações por dia da Los Paleteros é de 2.071,36, mais do que o dobro da média brasileira do setor de alimentos (920,34). Também a média de compartilhamento por dia de 1,6543 % é 60% superior à media nacional, segundo os dados da FMCG Food Brazil, do Social Bakers referente o período de julho-dezembro/2014.

 

RESULTADOS
Os resultado superaram as expectativas mais otimistas já no primeiro dia de funcionamento em Balneário Camboriú. A arquitetura e a identidade inovadora, aliado a um produto único e de altíssima qualidade, atrairam rapidamente os consumidores.

A novidade se espalhou rapidamente e, em pouco tempo, a Los Paleteros se tornou uma parada obrigatória aos que estavam na região de Balneário Camboriú.

O resultado tem sido tão extraordinário que, basicamente com as mídias sociais como canal de comunicação, a empresa já é a maior franquia de paletas do Brasil com mais de 70 lojas e um faturamento de R$ 70 milhões em 2014.

ALGUNS EXEMPLOS DE POSTS

Design de Post para Facebook Lançamento de sabor

Design de Post para Facebook

Design de Post para Facebook

Design de Post para Facebook

Design de Post para Facebook

Design de Post para Facebook - fitinhas

Design de Post para Facebook - Inverno

Design de Post para Facebook Primavera

Design de Post para Facebook campanha de verão

Design de Post para Facebook

Design de Post para Facebook

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copa

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